MORUMBI 11 2151-5123 | JARDINS 11 3289-3142

Adolescência


Adolescência

A adolescência é uma fase de transição gradual entre a infância e o estado adulto que se caracteriza por profundas transformações somáticas psicológicas e sociais.
Segundo o critério psicológico, relacionamos este período fundamentalmente a uma busca de identidade ,aceleração do desenvolvimento intelectual e a uma evolução da sexualidade.

A seguir estão dois temas ligados a este período composto por tantas transformações.

• Acne:
Para o adolescente, a acne é quase sempre encarada como um sério problema e as cicatrizes se tornam mais de ordem emocional do que física.
Paralelamente à existência do problema surge a restrição de alimentos como chocolate, carne de porco, temperos, o que tem pouco ou nenhum efeito sobre a gravidade e o curso do processo.

Se por um lado não há necessidade de dietas específicas, sempre será útil a discussão e o esclarecimento da falsa relação entre a alimentação e a acne.

É bom lembrar que só se faz exceção àqueles adolescentes sensíveis a certos tipos de alimentos.

A acne resulta do crescimento e aumento das secreções das glândulas sebáceas determinadas por hormônios.O excesso de secreção acarreta na obstrução dos ductos sebáceos, levando conseqüentemente a um processo inflamatório que podem resultar em cicatrizes importantes.

A acne pode ser tratada em casos mais simples com ” peelings” ,lavagens com água morna e sabonete, além de aplicações de soluções tópicas nas áreas afetadas.
Em casos mais graves serão indicados outros tipos de medicamentos, inclusive com administração oral.

Problemas menstruais:
Os problemas mais frequentes na adolescência que podem ser considerados normais são a amenorréia – relacionada ao atraso puberal constitucional – e as irregularidades menstruais.

As irregularidades do ciclo menstrual (intervalo ,duração e quantidade de fluxo)são frequentes durante os primeiros dois anos após a menarca (início da menstruação) ,enquanto ainda não foi estabelecido o mecanismo dos ciclos menstruais.

Outro problema menstrual frequente na adolescência é a dismenorréia que normalmente acompanha o estabelecimento dos ciclos ovulatórios.

Ocorrem queixas de cólicas havendo necessidade de prescrição de analgésicos e orientações sobre aspectos fisiológicos relacionados com a menstruação e dúvidas da adolescente em relação ao fenômeno.